O que fazemos

Acolhimento

Apadrinhamento Institucional

O Apadrinhamento é uma modalidade regulamentada pela Resolução Nº 13/2015 do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará em que coloca todas as formas de voluntariado em programa de apadrinhamento de crianças e adolescente acolhidos.

Por meio deste programa, é possível aproximar a sociedade das crianças e adolescentes institucionalizadas em unidades de acolhimento, uma vez que os padrinhos tem a chance de prestar auxilio aos acolhidos, garantindo assim, um desenvolvimento psicossocial saudável.

O Apadrinhamento tem a finalidade de promover o bem-estar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, acolhidos em instituições e com dificuldades para serem adotadas. O programa busca assegurar o direito ao convívio familiar e comunitário, promovendo uma relação de confiança, respeito e vivência assistida no apadrinhamento afetivo. Além disso, é promovida a contribuição financeira a fim de atender as necessidades do acolhidos institucionalmente, observando a carência pessoal da criança ou adolescente, na modalidade apadrinhamento financeiro. Por fim, estimular a prestação de ações de responsabilidade social, por pessoas físicas ou jurídicas, às instituições acolhedoras, com a finalidade de custear atividades ou doações aos apadrinhados, à família ou à unidade de acolhimento.

Podemos também definir que o “apadrinhar” é um ato de amor e solidariedade para com as crianças e adolescentes que carecem de um núcleo familiar capaz de prestar um desenvolvimento saudável e com oportunidades.

Se você tem interesse de ser padrinho ou madrinha de nossa entidade e/ou de nossas acolhidas, entre em contato com a Equipe Técnica do Lar Santa Mônica, para serem orientados aos tramites a serem feitos para regularizar a sua modalidade de apadrinhamento dentre as disponíveis.

Bottom Image