Lar Santa Mônica Quem somos.

Somos uma unidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos vítimas de violência sexual ou em grave risco de padêce-lo.

Ajudar faz bem Apoie-nos

Faça a sua doação e ajude a manter as crianças acolhidas no Lar Santa Mônica
Quem somos

Acolhimento Nossa História

Um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza.

O Lar Santa Mônica é um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza – ABARF, fundada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos no ano 2007, organização de caráter internacional que promove projetos sociais e de desenvolvimento humano em 19 países, em quatro Continentes.

Diante da dramática situação de vulnerabilidade e violência (principalmente a exploração e abuso sexual) que vivem crianças e adolescentes de gênero feminino nos bairros mais carentes da cidade de Fortaleza, a ABARF se propôs criar o projeto LAR SANTA MÔNICA, para promover o resgate e cuidado da vida destas meninas.

Atendimentos realizados
+ 0
Acolhida
0
Acolhidas desde a fundação
+ 0
Atividades para as acolhidas

O que fazemos No acolhimento

Acolhimento Institucional

O Acolhimento Institucional do Lar Santa Mônica possui seu perfil de acolhida bem claro. A entidade é a única do Estado do Ceará a acolher meninas de 07 a 18 anos vitimas de abuso e exploração sexual.

Educação Inclusiva e Especial

O Lar Santa Mônica tem idealizado um espaço dedicado ao fomento da cultura e da educação como todo, é o Centro Cultural Santo Agostinho, um espaço de referência para atividades pedagógicas que fortalece as acolhidas no interesse a educação, a pesquisa e o dialogo coletivo.

Atendimento a Saúde Integral

O Lar Santa Mônica, possui um setor próprio para atendimento psicológico além de contar hoje com atendimento odontológico, psiquiátrico, clinico geral, pediatra,, fonoaudiólogo, ginecologista e outros que de forma periódica em parceria com o Sistema Único de Saúde – SUS buscamos atender as demandas clinicas das acolhidas.

Apadrinhamento Institucional

Por meio deste programa, é possível aproximar a sociedade das crianças e adolescentes institucionalizadas em unidades de acolhimento, uma vez que os padrinhos tem a chance de prestar auxilio aos acolhidos, garantindo assim, um desenvolvimento psicossocial saudável.

ABARF

Ação Social dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza

A Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) através da Província de São Nicolau de Tolentino, fundada na cidade de Fortaleza (Ceara, Brasil), no ano de 2007, a Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza (ABARF). É nesta Associação que se encontra legalizadas e existentes em termos jurídicos o Projeto do Lar Santa Mônica como também todas as ações sociais promovidas pela OAR na Cidade de Fortaleza. É a expressão social de uma instituição religiosa centenária que se encontra no Ceará a mais de 22 anos sendo sinal de testemunho e resgate da vida humana nas periferias da cidade. Para conhecer melhor clique aqui: https://www.agustinosrecoletos.org/

ABARF

Palavras que
Nos animam

Me lembro da alegria das meninas acolhidas no Lar... celebrando uma nova vida, celebrando a alegria de que tinham encontrado alguém para caminhar. Realmente o trabalho que faz o Lar Santa Mônica é de dar vida para estas crianças e leva-las para o caminho certo. Protegendo elas. Gostaria de animar a todos os responsáveis do Lar Santa Mônica, e para eles e para todas as crianças minha benção, minha alegria, meu testemunho de gratidão.

Dom Frei Santiago Sánchez Sebastián, O.A.R. Bispo das Prelazia de Lábrea. Amazonas

 O Lar Santa Mônica é uma obra muito importante num momento tão difícil na vida de crianças e adolescentes vítimas de violência em nossa cidade. E o grande diferencial dessa instituição é que se torna um verdadeiro lar para cada criança garantindo saúde e educação em um ambiente cheio de proteção e carinho. Nos sentimos honrados em participar de uma pequena fração dessa obra.

Dr. Hernani Bezerra e Edileuda Bezerra, Dentistas Voluntários

Caríssimas crianças, jovens, funcionários e amigos do LSM, me pedem umas palavras que possam descrever a importância deste projeto social em Fortaleza. Para os agostinianos Recoletos o LSM significa a nossa preocupação pela vida das pessoas que sofrem, que precisam de uma mão amiga, que desejam mudar o presente e sonhar com o futuro diferente. Não se trata de um projeto de grandes números, mas sim de grande qualidade. No LSM se cuida de todas as necessidades das crianças e jovens acolhidas visando o crescimento integral da pessoa, curando suas feridas e preparando-as para viver o presente com paz e olhar para o futuro com esperança.

Frei Alberto Moreno Carrilo, OAR. Secretariado de Missões da PSNT

 El Lar Santa Mónica es como encender un pequeño cirio en medio de la densa oscuridad para que ilumine, aunque sea en un pequeño círculo, a quienes se encuentren cerca. Es una llama débil, sacudida por el viento, pero capaz de romper el sinsentido de la vida. Esta pequeña luz es una referencia para las niñas y adolescentes al mismo tiempo que ilumina a quien la sostiene, pensemos que la sostienen todos aquellos que están al servicio y cuidados de las menores. Es una pequeña luz que nos vincula con una Luz mayor que ilumina y salva al mundo. 

Frei Sergio Sánchez Moreno, OAR. Provincial da PSNT
Conheça-nos

Últimas Notícias

Notícias
Notícias
Notícias
Quem nos apoia

Nossos Parceiros