Lar
Santa Mônica

Acolhimento
Um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza

O Lar Santa Mônica é um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza – ABARF, fundada pela Ordem dos Agostinianos Recoletos no ano 2007, organização de caráter internacional que promove projetos sociais e de desenvolvimento humano em 19 países, em quatro Continentes.

Diante da dramática situação de vulnerabilidade e violência (principalmente a exploração e abuso sexual) que vivem crianças e adolescentes de gênero feminino nos bairros mais carentes da cidade de Fortaleza, a ABARF se propôs criar o projeto LAR SANTA MÔNICA, para promover o resgate e cuidado da vida destas meninas.

Através do acolhimento em Casa Lares e de um processo de acompanhamento pessoal e comunitário, o Lar Santa Mônica reduz o risco social e familiar em que estão inseridas crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, vitimas de abuso/exploração sexual ou em grave risco de padecê-lo, bem como protegê-las de outras situações de vulnerabilidade emergentes do contexto social, familiar e ambiental em que vivem como a extrema pobreza, os maus tratos psicológicos e sexuais, etc.

No ano 2009 a ABARF ingressa na Associação Condomínio Espiritual Uirapurú – CEU, e foi dentro desta organização que no ano 2008 começou a construção das instalações da Unidade de Acolhimento – “Lar Santa Mônica”. Hoje são três casas de acolhida com capacidade de 12 crianças e adolescentes cada uma delas. As instalações estão em constante crescimento para oferecer um melhor e maior recurso ao trabalho desenvolvido pela equipe.

Desde o momento da sua inauguração, a mais de 12 anos, o Lar Santa Mônica tem acolhido mais de 200 crianças/adolescentes, podendo acolher no máximo 36 acolhidas ao mesmo tempo, com idades de 07 a 18 anos incompletos. Encontrando no Lar Santa Mônica dedicação a sua garantia de direitos como também ao seu protagonismo juvenil, capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e reinserção social e familiar.

Contamos com uma excelente equipe de funcionários (educadores sociais e cuidadoras, psicóloga, assistente social, professora, cozinheiras, serviços gerais) e um grupo de voluntários nas áreas de ginecologia, odontologia, preparação física, psicopedagogia, assistência social, contabilidade, artes… Atualmente a Coordenação da Unidade de Acolhida está nas mãos das religiosas Irmãs Agostinianas Recoletas do Sagrado Coração de Jesus, e a Direção e Presidência da Associação recaem na Ordem dos Agostinianos Recoletos, fundadora da Instituição.

A proposta do Lar Santa Monica é ser o mais parecido a um lar, com características de proteção e moradia, visando à garantia de direitos a convivência comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares, sendo estes de preferência em famílias de origem.

O Lar Santa Mônica trabalha em rede com instituições publicas (vara da infância e da Juventude, para juntos garantir os direitos das crianças e adolescentes acolhidas, segundo os princípios e premissas do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Embora não sendo uma organização governamental, pleiteamos também a participação do poder público através dos seus diversos organismos, no que se refere às políticas básicas de promoção social, visando o investimento na família para obtermos o breve retorno da criança e adolescente ao seio familiar.

Em suma, o Lar Santa Monica ao acolher as meninas, faz um trabalho psicossocial com as famílias no sentido de promovê-las em um contexto global (humano e financeiro), tendo como objetivo sempre a manutenção do vinculo e a reinserção familiar. Esse acompanhamento se dá principalmente através das visitas domiciliares e das visitas das famílias na Instituição.

Nossa Missão

Transformar e defender vidas.

Transformar e Defender vidas, proporcionando um futuro melhor para Crianças, Adolescentes e Jovens vítimas de violências sexuais, assim como reduzir a grave situação de risco social e familiar, oferecendo acolhimento amoroso, valores humanos e espirituais, saúde e educação.

Nossa Missão

Nossos Valores

Valores para a vida.

  • Espiritualidade;
  • Simplicidade;
  • Optar pelos empobrecidos;
  • Fazer bem feito e com amor;
  • Acolher com Alegria e Respeito;
  • Paixão pelo Conhecimento;

Nossos Valores

Valores para a vida.

  • Espiritualidade;
  • Simplicidade;
  • Optar pelos empobrecidos;
  • Fazer bem feito e com amor;
  • Acolher com Alegria e Respeito;
  • Paixão pelo Conhecimento;

Nossas Estatísticas

icon_1
icon_2
icon_3
icon_4
0
Acolhidas
+ 0
Atendimentos
+ 0
Acolhidas desde a fundação
Quem nos apoia

Nossos Parceiros