Projeto Ir ao Encontro

O projeto Ir ao Encontro também estar intrínseco ao Acolhimento Institucional do Lar Santa Mônica, ele visa o fortalecimento da continuidade ao atendimento especializado às crianças e adolescentes e suas famílias. Acolhendo casos de violência sexual contra meninas, crianças e adolescentes, em articulação com as autoridades competentes da Infância e Adolescência, garantindo os direitos da criança e adolescente através dos serviços oferecidos e realizados na entidade.

Neste processo de execução do projeto, a Equipe Técnica do Lar Santa Mônica acompanhar todas as famílias de cada uma das crianças e adolescentes acolhidas, promovendo qualidade de vida e condições de reinserção familiar. As visitas domiciliares promove maior qualidade no acompanhamento socioassistêncial com avaliação da evolução social da família nuclear e ampliada com análise apurada, objetivando futura reinserção familiar da criança e/ou adolescente. Durante todo o ano, todas as famílias das crianças e adolescentes acolhidas são visitadas, totalizando em média 150 visitas domiciliares as familias.

Nesta conjuntura de acompanhamento socioassistêncial vinculado ao Acolhimento Institucional nos debruçamos a proporcionar as adolescentes o protagonismo juvenil e sua inserção no mercado de trabalho. Através de encaminhamentos diversos, as adolescentes a partir dos 14 anos de idade, fazem cursos de capacitação profissional para que sejam inseridas no mercado de trabalho formal.

Dependendo do perfil das qualificações, as adolescentes são enviadas para esta profissionalização e posteriormente ao mercado de trabalho. Todas as adolescentes em condições, a partir de 14 anos são encaminhadas para cursos de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho formal. Aumentando assim o quantitativo de meninas capacitadas, inseridas no mercado de trabalho, atuando em espaços de cidadania como um todo, colaborando com a sua independência social.

Por conta da negligência acometida para a maioria das crianças e adolescentes vitimas da violência sexual, muitas delas ao chegar para o acolhimento do Lar Santa Mônica, se toma conhecimento que inexistência de sua documentação que constitui ferramenta importante para sua cidadania e garantia de direitos.

Portanto, a Equipe Técnica do Lar Santa Mônica Viabilizar a documentação que constitui a cidadania pessoal de cada criança e adolescente, providenciando com brevidade a confecção destes documentos necessários, fazendo com que todas as crianças e adolescentes acolhidas estejam em dias com seus documentos confeccionados e atualizados, garantindo com prioritariíssimo a sua cidadania civil.

monica
Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bottom Image