No Lar Santa Mônica já se sabe como apagar um incêndio e salvar uma vida

NOTÍCIAS 08 AGO 2022

Os beneficiários do Lar Santa Mônica de Fortaleza (Ceará, Brasil) têm uma boa notícia para viver seu processo com mais tranquilidade: os adultos que os acompanham receberam um curso completo de primeiros socorros e combate a incêndios.

Foto: Lar Santa Mônica

Dentro do Lar Santa Mônica, o projeto socioeducativo dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza (Ceará, Brasil), no qual trinta meninas e adolescentes vivem e recebem uma educação integral, esquecendo e curando episódios de abandono, abuso, exploração ou violência, há toda uma equipe de adultos que está continuamente presente (24 horas por dia), diariamente (horário de trabalho) ou de forma menos contínua e com muita frequência (voluntários, atividades não diárias).

formação permanente dessa equipe busca que a cada dia as beneficiárias recebam melhor atenção, melhor acompanhamento e maior segurança. Este último aspecto foi o que foi tratado na última ação de formação permanente que decorreu neste mês de julho de 2022.

Durante um dia inteiro, os colaboradores da instituição receberam informações teóricas e práticas, foram treinados e ensaiados sobre combate a incêndio e primeiros socorros em caso de catástrofes e emergências.

Da mesma forma, aprenderam a utilizar melhor todos os equipamentos de combate a incêndios presentes nas infraestruturas do Lar Santa Mônica (extintores, bocas de incêndio e bocas de incêndio externas) com os objetivos de salvar vidas, neutralizar o perigo e, uma vez alcançado, salvar as infraestruturas e os bens.

Lar Santa Mônica é um verdadeiro Lar em todos os aspectos; o que muda são as suas dimensões: não acolhe uma única família, mas muito mais pessoas em vários edifícios e, além disso, a maioria dos seus habitantes são menores.

Os perigos são os mesmos de qualquer casa, mas ampliados e multiplicados: várias cozinhas, armazéns, espaços verdes intermediários com combustível vegetal disponível, edifícios em uso contínuo como residências e outros que ficam fechados boa parte do dia, como salas de aula ou biblioteca…

Por outro lado, as fontes de origem dos acidentes também são mais numerosas e, portanto, mais propensas a gerar emergências de maior escala: rede elétrica, árvores e massa vegetal, depósitos de gás…

Esta formação incluiu todas as etapas necessárias para garantir a segurança: prevenção, ação durante o acidente, protocolo a seguir após a emergência. De qualquer forma, a equipe humana agora sabe o que fazer diante dessas emergências que sempre chegam de forma inesperada e repentina. É importante ter na cabeça as ferramentas que permitem manter a calma e realizar ações que priorizem salvar vidas e acabar com a causa da emergência.

Um dos amigos, benfeitores e voluntários regulares do Lar Santa Mônica, Anderson Arcanjo, é bombeiro civil profissional e instrutor de prevenção e combate a incêndio, especializado nas categorias de espaço confinado, trabalho em altura, brigada técnica, nadador-salvador, motorista de ambulância e segurança do trabalho .

Durante o dia, falaram sobre a propagação de incêndios, tipos de incêndio, prevenção, uso de extintores, mangueiras e acessórios, primeiros socorros, avaliação de vítimas de acidentes, ressuscitação cardiopulmonar, manuseio do corpo em caso de fraturas ou queimaduras, transporte das vítimas…

Além disso, os voluntários e trabalhadores do Lar Santa Mônica, após este cursoreceberam um certificado oficial , o que ajudará o projeto socioeducativo a agregar mais um elemento à sua ampla oferta de serviços às suas beneficiárias, cujo bem-estar é o centro de toda ação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Novo poço de água no Lar Santa Mônica

Novo poço de água no Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 15 ABR 2024 A nova infraestrutura permite assegurar o fornecimento de

Visita de renovação à Delegação Brasileira

Visita de renovação à Delegação Brasileira NOTÍCIAS  23 fev 2024 De 13 de janeiro a 14 de fevereiro, ocorreu a vi

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

Bottom Image