Treze anos do Lar Santa Mônica

NOTÍCIAS 05 SET 2022

Todos os anos, as festas de Santa Mônica e Santo Agostinho são especialmente celebradas no Lar Santa Mônica, dos Agostinianos Recoletos em Fortaleza. Não faltam motivos para isso: além da mãe de Agostinho ser a patrona titular do Centro, foi no dia 27 de agosto que foi oficialmente inaugurado.

Foto: Lar Santa Mônica

Toda a comunidade humana em torno do Lar Santa Mônica, projeto social dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza (Brasil) que luta contra a exploração, abuso, abandono ou violação dos direitos das menores naquela região, tem o calendário, e o dia 27 de agosto está marcado em vermelho

Nesse dia, além de celebrar Santa Mônica, a padroeira do centro, é o “aniversário” do próprio Lar, oficialmente fundado em 27 de agosto de 2009. Por isso, uma grande festa de dois dias é cuidadosamente preparada, pois o 28 de agosto é o dia de Santo Agostinho, filho de Santa Mônica, e é um feriado importante para as duas instituições que cuidam das beneficiárias do Lar Santa Mônica: os Agostinianos Recoletos e as Agostinianas Recoletas do Coração de Jesus.

Para comemorar os treze anos do Lar Santa Mônica, no dia 27 de agosto, foi realizado um encontro no espaço aberto do Centro Cultural, ao ar livre, no qual participaram as beneficiárias, trabalhadores e voluntários, representantes de outros projetos localizados no Condomínio Espiritual Uirapuru, os membros da Fraternidade Secular Agostiniano-Recoleta de Fortaleza e vários amigos do projeto e das duas comunidades religiosas; no total, cinquenta pessoas.

O diretor do Lar Santa Mônica, o agostiniano recoleto José García, presidiu a Celebração Eucarística que incluiu uma representação sobre as virtudes de Santa Mônica, interpretadas pelas beneficiárias, e uma procissão muito especial das oferendas, que abriu uma fotografia da primeira geração de beneficiárias com quem o projeto começou há 13 anos.

Após a Missa, todos puderam se cumprimentar ao redor da mesa e compartilhar pratos típicos para celebrar o dia, promovendo o valor da fraternidade, um dos valores centrais do projeto.

No dia seguinte a celebração da festa de Santo Agostinho foi mais íntima, com uma Celebração Eucarística especial, celebrada na capela da residência das irmãs, adornada com vitrais de santos da Família Agostiniana, aqueles que seguiram os passos do santo bispo de Hipona e grande promotor da vida religiosa no Ocidente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Novo poço de água no Lar Santa Mônica

Novo poço de água no Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 15 ABR 2024 A nova infraestrutura permite assegurar o fornecimento de

Visita de renovação à Delegação Brasileira

Visita de renovação à Delegação Brasileira NOTÍCIAS  23 fev 2024 De 13 de janeiro a 14 de fevereiro, ocorreu a vi

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

Bottom Image