O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

NOTÍCIAS  06 OUT 2023

A vida e a segurança das pessoas dependem de, no momento certo, não duvidar e saber responder aos perigos e acontecimentos que, mesmo inesperados e indesejados, sempre podem ser prevenidos. O “Coletivo Mentes que Voam” tem por isso capacitado aos funcionários e colaboradores para responderem a essas situações.

Foto: Lar Santa Mônica

Para os funcionários e colaboradores do Lar Santa Mônica, projecto sócio-educativo dos Agostinianos Recoletosem Fortaleza (Ceará, Brasil), saber sobre primeiros socorros é de extrema importância, pois pode fazer a diferença entre o simples susto e a tragédia em situações de emergência.

No Lar Santa Mônica estão acolhidas em regime integral (24 horas por dia, 07 dias pela semana) ao redor de 30 menores de idade acompanhadas sempre por educadores e membros da equipe profissional de atenção e de gestão. A presença continuada das meninas e adolescentes precisa de um cuidado permanente, além dos conhecimentos para saber como agir perante uma eventualidade.

Essas habilidades são ainda valiosas para a prevenção de complicações antes de acontecerem, para a promoção e educação das beneficiárias sobre comportamentos seguros e para não perder tempo em fazer o certo logo que começar um acidente ou contingência.

É por isso que todos os colaboradores internos do Lar Santa Mônica, em parceria com o Coletivo para o desenvolvimento de pessoas e comunidades Mentes quem Voam, através do profissional Henrique de Sousa Castro, tem passado durante o dia 08 de setembro por uma bateria de formação voltada para prevenção e aplicação dos primeiros socorros em situações de emergência, focada especialmente em como atender ao público infanto-juvenil.

Tem sido também o jeito do Lar Santa Mônica de responder à conhecida como Lei Lucas, isto é, a Lei Federal 13.722 que obriga às escolas, públicas e privadas, espaços educacionais e recreativos infanto-juvenis em todo território nacional brasileiro a estarem preparados para atendimentos de primeiros socorros.

Foto: Lar Santa Mônica

O nome como é conhecida essa lei provém de Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em São Paulo durante um passeio escolar por asfixia mecânica. A perícia demonstrou que essa fatalidade poderia ter sido evitada se os responsáveis pelo evento tivessem tido uma simples formação sobre primeiros socorros.

O fato de o Lar Santa Mônica ser um abrigo permanente para crianças e adolescentes e contar com o Centro Cultural Santo Agostinho como espaço de apoio escolar com aulas, biblioteca e sala de informática é motivo suficiente como para buscar cumprir assa lei.

Foto: Lar Santa Mônica

Depois dessa jornada de capacitação os funcionários do Lar Santa Mônica estão devidamente preparados e certificados para aplicar medidas de primeiros socorros diante de emergências. Obrigado ao Coletivo Mentes que Voam por essa colaboração e formação.

Para nos ajudar a continuar a manter nosso trabalho, doe no link abaixo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Novo poço de água no Lar Santa Mônica

Novo poço de água no Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 15 ABR 2024 A nova infraestrutura permite assegurar o fornecimento de

Visita de renovação à Delegação Brasileira

Visita de renovação à Delegação Brasileira NOTÍCIAS  23 fev 2024 De 13 de janeiro a 14 de fevereiro, ocorreu a vi

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

Bottom Image