O Centro Psicossocial Santo Agostinho de Fortaleza já está acompanhando 75 famílias.

NOTÍCIAS 13 JUN 2022

Nos seus primeiros seis meses de operação nesse ano 2022, conseguiu entregar mais de três toneladas de alimentos e realizar o primeiro acompanhamento de um total de 75 famílias.

Foto: Lar Santa Mônica

Nos seus primeiros seis meses de operação nesse ano 2022, conseguiu entregar mais de três toneladas de alimentos e realizar o primeiro acompanhamento de um total de 75 famílias.

Centro Psicossocial Santo Agostinho (CAPSA) de Fortaleza (Ceará, Brasil), faz parte do conglomerado de ações sociais realizadas pela Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos, e está concebido como um espaço de prevenção e educação social dentro do conjunto de ações destinadas a evitar futuros casos de abuso, exploração, violência, abandono e evasão escolar de meninas e adolescentes.

Os Agostinianos Recoletos de Fortaleza têm dois grandes projetos sociais, ambos complementares: o Lar Santa Mônica é um refúgio para meninas e adolescentes que já sofreram algum tipo de violação de seus direitos e que são enviadas a este Centro pelas autoridades competentes, sejam elas as autoridades judiciais ou os Conselhos Tutelares Juvenis, com o objetivo de afastá-las de seus agressores, proporcionando-lhes um espaço de segurança, educação, terapia e recuperação para retornar à sociedade com ferramentas para o futuro.

Este Lar conta com um projeto preventivo no CAPSA. Isto envolve o registro das famílias mais vulneráveis de um bairro, especialmente as famílias monoparentais conduzidas por mulheres que já foram vítimas de abuso, maus-tratos e abandono, para oferecer-lhes acompanhamento, apoio alimentar, formação em direitos, aconselhamento sobre como obter assistência social e, especialmente quando têm crianças sob seus cuidados, ferramentas para evitar que eles, por sua vez, se tornem novas vítimas.

CAPSA está atualmente ativo no bairro de Jangurussu, em Fortaleza, capital do estado do Ceará. Conforme os últimos dados oficiais, a partir do censo de 2010 (portanto, eles têm doze anos), o bairro tinha pouco mais de 50 000 habitantes, dos quais 35% têm menos de 14 anos.

O bairro nasceu com as políticas populares de habitação do início dos anos 90, criadas sem infraestruturas básicas de água, eletricidade, esgoto e asfaltamento. O bairro era conhecido por conter o maior depósito de lixoda cidade, que, embora inativo há quase 25 anos, é hoje uma montanha de 40 metros de altura coberta de vegetação, mas que não recebeu nenhum tratamento. Em seu auge, até 3 000 pessoas ganhavam a vida reciclando seu lixo. Os resíduos continuam a contaminar o lençol freático.

 

APOIO DIRETO ÀS FAMÍLIAS

Nos primeiros seis meses de 2022, o CAPSA já conseguiu criar um registro de apoio para 75 famílias a quem entregou até três toneladas de alimentos e que participaram de reuniões mensais, formações e assistência jurídica. O CAPSA está situado em Jangurussu desde fevereiro de 2021, y anteriormente tinha sua sede na Barra do Ceará.

Um total de 397 pessoas pertencem a estas 75 famílias, incluindo 187 adultos68 adolescentes (12 a 18 anos) e 142 crianças com menos de 12 anos de idade. As 75 mulheres, chefes de família visitam o CAPSA todos os meses, enquanto a equipe de profissionais do Lar Santa Mônica as visita em suas próprias casas para aprender em primeira mão sobre suas necessidades, sua situação real e as possibilidades que têm de exercer sua cidadania, solicitando os benefícios e pensões a que têm direito.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Novo poço de água no Lar Santa Mônica

Novo poço de água no Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 15 ABR 2024 A nova infraestrutura permite assegurar o fornecimento de

Visita de renovação à Delegação Brasileira

Visita de renovação à Delegação Brasileira NOTÍCIAS  23 fev 2024 De 13 de janeiro a 14 de fevereiro, ocorreu a vi

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

Bottom Image