O Lar Santa Mônica, apoiado pela 37ª edição do Criança Esperança da Rede Globo e da UNESCO.

NOTÍCIAS 23 AGO 2022

É um dos eventos de solidariedade televisiva mais vistos do Brasil e todos os anos arrecada recursos para projetos dedicados aos pequenos, crianças que vivem nos ambientes mais vulneráveis. Organizado pelo Globo e com a colaboração da UNESCO, este ano o Lar Santa Mônica dos Agostinianos Recoletos será um dos projetos beneficiados.

Foto: GLOBOPLAY

Na última segunda-feira,15 de agosto, foi realizado um dos mais famosos, esperados e apoiados eventos de solidariedade televisiva no Brasil: o Criança Esperança, que em sua 37ª edição adotou o tema “Educação é nossa esperança”.

Milhões de telespectadores se tornaram doadores, acompanhando um bom número de apresentações dos artistas mais seguidos do momento e conheceram mais de perto os projetos que são apoiados.

O objetivo oficial da edição 2022 do Criança Esperança foi entender a educação como meio primário de inclusão social e mobilizar todo o país para apoiar a escola como a melhor forma de garantir aos menores um futuro digno e bem-estar.

O programa foi transmitido ao vivo para todo o país em todas as plataformas da Rede Globo. Começou às 22:35 horas de segunda-feira, 15 de agosto, horário de Brasília, nada mais terminar o capítulo da novela que agora chama a atenção dos brasileiros, o “Pantanal”.

Nesta 37ª edição, escolheu-se um total de 71 instituições. O Lar Santa Mônica, projeto do Agostinianos Recoletos que atua contra a exploração, abuso, violência, abandono ou não escolar de meninas e adolescentes em Fortaleza, foi um dos escolhidos, após ser apresentado ao comitê gestor um relatório completo de suas atividades, transparência e objetivos.

No vídeo de apresentação, com imagens que descreveram visualmente o Lar Santa Mônica e uma descrição geral do projeto fornecida pelo agostiniano recoleto Carlito Gomes, a tarefa do Lar foi concretizada no depoimento direto de sua psicóloga que, além disso, adotou uma das beneficiárias do projeto.

Tenha em mente que este pequeno vídeo de pouco mais de dois minutos de duração atingiu a difusão nacional e foi visto por milhões de pessoas em suas casas.

Os apresentadores do Criança Esperança 2022 foram importantes estrelas da televisão brasileira: Taís Araújo, Tadeu Schmidt, Marcos Mion e Paulo Vieira. Além disso, os artistas que participaram também atraem multidões; entre outros participaram Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Ludmilla e Péricles.

Com as 36 edições anteriores, o Criança Esperança já conseguiu distribuir mais de 420 milhões de reais entre mais de 6 mil projetos, recursos que serviram para melhorar a vida de até quatro milhões de menores em todo o país.

Uma das particularidades deste programa solidário é que ele arrecada doações permanentemente ao longo do ano, não apenas na noite de transmissão do evento principal. Todos os recursos são depositados em contas bancárias em nome da UNESCO, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Além disso, é dado um cuidado especial à transparência; a própria UNESCO escolhe os projetos que podem participar com base em uma série de requisitos de transparência e responsabilidade social e, em seguida, avalia a aplicação dos recursos tanto em seus aspectos técnicos quanto financeiros.

O LAR SANTA MÔNICA, NO CRIANÇA ESPERANÇA

O site do Criança Esperança descreve o Lar Santa Mônica do Agostinianos Recoletos da seguinte forma:

O Lar Santa Mônica é um projeto social da Associação Beneficente dos Agostinianos Recoletos de Fortaleza – ABARF, fundado pela Ordem dos Agostinianos Recoletos em 2007. É uma organização internacional que promove projetos de desenvolvimento social e humano em 19 países em quatro continentes.

Diante da dramática situação de vulnerabilidade e violência (principalmente em termos de exploração e abuso sexual) que crianças e adolescentes vivem nos bairros mais pobres da cidade de Fortaleza, a ABARF propôs criar o Lar Santa Mônica para promover o resgate e o cuidado dessas vidas.

Por meio de acolhimento e processo de acompanhamento pessoal e comunitário, o Lar Santa Mônica reduz o risco social e familiar dessas crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, vítimas de abuso/exploração sexual ou com sério risco de sofrer com isso. Também estão protegidos de outras situações de vulnerabilidade decorrentes do contexto social, familiar e ambiental em que vivem, como pobreza extrema, abuso psicológico e sexual, etc.

Descrição do projeto

Utilização de novas tecnologias de informação para acelerar o processo de aprendizagem por meio da leitura e da escrita, com ênfase no desenvolvimento da autoestima, autonomia e liderança juvenil.

Principais atividades: Alfabetização, leitura e escrita, concursos literários, informática básica.

Lugar: Fortaleza, Ceará, Brasil.

Web: https://www.larsantamonica.org.br

Área de ação: Educação

Ano de recebimento de recursos: 2023

Beneficiários diretos: 36

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja mais

Novo poço de água no Lar Santa Mônica

Novo poço de água no Lar Santa Mônica NOTÍCIAS 15 ABR 2024 A nova infraestrutura permite assegurar o fornecimento de

Visita de renovação à Delegação Brasileira

Visita de renovação à Delegação Brasileira NOTÍCIAS  23 fev 2024 De 13 de janeiro a 14 de fevereiro, ocorreu a vi

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

O Lar Santa Mônica se atualiza para responder perante emergências e prever situações de risco para as beneficiárias

Bottom Image